Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter Janeiro 2023

ARDITI: Newsletter Janeiro 2023

Janeiro, 2023

TRABALHO DE CAMPO


‍No passado dia 27 de Janeiro, os investigadores Aracelis Rajnauth, Inês Órfão, Patrício Ramalhosa, Soledad Álvarez e Sónia Costa, realizaram uma saída de campo com uma turma do ensino profissional de Gestão Ambiental do Liceu Jaime Moniz. Esta atividade visou sensibilizar os alunos para o valor das ribeiras, as características da água e as espécies da fauna presentes. Nas ribeiras da Madeira podem-se encontrar várias espécies de animais e plantas, algumas exclusivas desta região ou da região da Macaronésia. Por exemplo, pode-se observar a ave lavandeira, a libélula-da-ilha e a planta sanguinho.

atividadeS COM escolaS


João Baptista realizou duas atividades do Serviço Educativo no mês de janeiro. A primeira foi a convite do projeto Mare Nostrum - Escola Azul a dar esta palestra para alunos do 8º ano‍, com a atividade "RA Carettacaretta" na Escola Básica e Secundária de Machico, no dia 4 de Janeiro, com uma turma de 6º ano. A atividade recorre à realidade aumentada para abordar questões ligadas à biodiversidade marinha e à sensibilização para a sua conservação; a segunda aconteceu no dia 6 de janeiro, intitulada “Microplásticos-Tecnologia e Consumo, na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.


No dia 11 de janeiro, o investigador Pedro Abreu, dinamizou a atividade "Prototipagem de estruturas geodésicas interativas para realidade aumentada", que faz parte da oferta educativa da ARDITI. Tratou-se de uma atividade prática na qual os alunos do 10º ano, do Curso Profissional de Apoio à Gestão, da Escola Secundária de Francisco Franco, foram alertados para os problemas do oceano e das ameaças à megafauna marinha através da conjugação de estruturas geodésicas com realidade aumentada.


No dia 12 de janeiro, Carlos Lucas esteve na Escola EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior na Camacha, a falar do tema “Equipamentos e Tecnologias de Estudo do Oceano”, para uma turma de alunos de 7º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Inês Órfão esteve nesse dia na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva a dar a palestra: “Ribeiras: um importante ecossistema”. Os alunos do 8º ano ficaram a conhecer os tipos de ecossistema de água doce existentes, assim como, os riscos que enfrentam e o que pode ser feito para a sua prevenção.


No dia 20 de janeiro, realizou-se duas atividades educativas. Soledad Álvarez deu uma palestra na Escola Secundária Jaime Moniz, para alunos do 10º ano, cujo tema foi “Impacte do lixo marinho nos ecossistemas marinhos”, com a qual explorou as causas e consequências do lixo marinho. Já Rita Ferreira dinamizou a atividade “Mergulhando com o cachalotena Escola EB1/PE da Pena. A atividade consistiu na transmissão de conhecimentos sobre a biologia e ecologia da espécie cachalote (Physeter macrocephalus) seguida de um quiz e de uma atividade prática de foto identificação de cetáceos.


"Conhecer o cérebro e as consequências das lesões cerebrais no funcionamento cognitivo: o papel da tecnologia na reabilitação". Com esta sessão de informação e sensibilização, dinamizada por Joana Câmara e Rita Costa, foram exploradas temáticas como: organização do sistema nervoso central, estrutura e funcionamento do cérebro, doenças neurológicas que poderão afetar o normal funcionamento do cérebro; e intervenções cognitivas baseadas nas novas tecnologias que poderão ajudar a diminuir as consequências negativas destas doenças ao nível do funcionamento cognitivo. Os alunos também tiveram oportunidade de ver a demonstração de algumas ferramentas de intervenção cognitiva desenvolvidas no NeuroRehabLab para reabilitação cognitiva após lesões cerebrais.

Outra atividade educativa deste mês deu-se na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, no dia 25 de janeiro, para duas turmas do 5º ano. A palestra "Os sons do oceano" e a sessão de jogos lúdico-didáticos sobre o mar foram da responsabilidade da bióloga Sónia Costa. Os sons no mar são produzidos por uma variedade de fontes naturais e também por atividades humanas. Estes últimos têm vindo a ameaçar a vida marinha, com consequências a diversos níveis, incluindo alterações fisiológicas e comportamentais. No mesmo dia, a investigadora Inês Órfão esteve no Liceu Jaime Moniz para uma palestra sobre a "Enguia-europeia"


No dia 24 de janeiro, Sónia Costa esteve na Escola Básica com Pré-escolar de Santo António e Curral das Freiras, onde deu a palestra "Lixo Marinho: um problema global que começa com uma ação local". Foram abordadas as causas e as consequências do lixomarinho bem como as medidas de mitigação que podem ser implementadas para lidar com este problema.

No âmbito do programa Erasmus+, Sara Bettencourt abordou o tema lixo marinho na palestra "Marine litter: a global problem". ​​​​​A conferência decorreu no dia 23 de janeiro na Escola Básica 123 PE Bartolomeu Perestrelo e juntou cerca de 70 alunos e professores de várias nacionalidades (Alemanha, Islândia, Roménia, Portugal, Suécia e Turquia). Os participantes mostraram-se surpresos com os impactes do lixo marinho e com a diversidade de lixo que é encontrado nas praias da região.

EVENTOS


O presidente do Governo Regional presidiu, no dia 10 de janeiro, à abertura do projeto CLIMAREST - Ferramentas de Resiliência Climática Costeira e Restauração Marinha para a bacia do Atlântico Ártico, a reunião internacional que junta na Madeira investigadores de 16 países. A ARDITI contribui para este projeto com 800 mil euros, dez por cento do orçamento total do projeto. João Canning-Clode, anfitrião do encontro internacional através da ARDITI, que envolve a unidade de investigação MARE-Madeira, deu as boas vindas aos parceiros. Saiba mais.


Na manhã do dia 13 de janeiro, reuniu-se nas instalações da ARDITI, o grupo operacional AGROECORAM, que tem a seu cargo a execução do Projeto “BIO-VALOR - Estratégia de Especialização Integrada para a Valorização Sustentável de Recursos Endógenos na Fruticultura em Modo de Produção Biológico”. Leia mais.

VISITAS


‍No dia 27 de janeiro, a ARDITI recebeu a visita oficial da delegação e auditores do Instituto de Defesa Nacional no âmbito do Curso de Defesa Nacional. Rui Caldeira elucidou os visitantes sobre o funcionamento da instituição, os projetos em desenvolvimento e perspetivas para o futuro. Leia mais.

‍No seguimento do protocolo Sentinela Atlântica, o Almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, visitou a ARDITI no dia 26 de janeiro, para acompanhar os trabalhos desenvolvidos no projeto Drones-Atlântica. Saiba mais.

Nos Media


Cientistas aplicam programa de treino a pacientes psiquiátricos crónicos, Joana Câmara, acerca do estudo desenvolvido com recurso a uma plataforma computadorizada que permite a personalização em função das características do utilizador, publicado no Público no dia 3 de janeiro.

Os Drones da ARDITI participam em exercício militar no Porto Santo. Quatro drones da Agência foram entregues às Forças Armadas, artigos publicados no dia 25 de janeiro no Diário de Notícias da Madeira. Vídeo mostra exercício das Forças Armadas no Porto Santo.

‍O projeto Aquainvert, do qual a ARDITI é parceira, tem pela primeira vez investigadores a estudar a reprodução de lapas em laboratório. Veja a reportagem da RTP Madeira, emitida no dia 29 de janeiro.


Artigo sobre o projeto CLIMAREST de 8M€, que reuniu na Madeira o seu consórcio entre 10 e 11 de janeiro, publicado no Jornal da Madeira no dia 3 de janeiro. No dia 10, um artigo publicado no Diário de Notícias da Madeira focou-se nas palavras do Presidente do Governo egional da Madeira quanto a investigações "são fundamentais" para as decisões políticas e no Jornal da Madeira escreveu-se sobre Madeira em condições de se posicionar como centro de investigação.

A 19 de janeiro, investigadores da ARDITI participaram no episódio 5 do programa UMa Investiga. Veja o vídeo.

RECRUTAMENTO


Bolsa de Investigação para Licenciado em Engenharia Informática

Projeto SEE_App

 

Anúncio

Bolsa‍ de Investigação para Licenciado em Ciências do Desporto

Projeto SEE_App

 

Anúncio

Bolsa de Iniciação à Investigação na área Ciências do Desporto

Projeto SEE_App

 

Anúncio

‍Bolsa de Investigação para Mestrado na área de Design e Multimédia

Projeto bioMASK

 

Anúncio


Bolsa de Investigação para Licenciado em Design

Projeto bioMASK

 

 

Anúncio

Bolsa‍ de Investigação para Licenciado em Engenharia Informática

Projeto SAFE

 

 

Anúncio

Bolsa de Iniciação à Investigação em Engenharia Informática

Projeto Atlantic Observatory

 

Anúncio

‍Bolsa de Investigação de Pós-doutoramento na área de Ciência dos Dados, Computação

Projeto CLIMAREST

 

Anúncio

Contact us: comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
Copyright © 2023 ARDITI. All rights reserved.