Notícias

MadeiraOcean: Nova aplicação com previsões do estado do mar desenvolvida pelo Observatório Oceânico da Madeira

O Observatório Oceânico da Madeira assinala o Dia Mundial da Meteorologia (23 de março) com o lançamento de uma aplicação para dispositivos móveis – MadeiraOcean - que permite consultar previsões detalhadas sobre o estado do mar no Arquipélago da Madeira.

Este ano a Organização Mundial de Meteorologia decidiu destacar o papel do oceano como principal impulsionador do clima a nível mundial. Considerando a importância e a necessidade de fazer chegar o conhecimento sobre o oceano a cada vez mais pessoas, o Observatório Oceânico da Madeira desenvolveu esta nova aplicação móvel, o MadeiraOcean, que permite ao utilizador consultar diversos parâmetros oceanográficos e atmosféricos (direção e intensidade das correntes, ondas e marés, temperatura do ar e da água, ventos, precipitação e pressão atmosférica) em mais de 30 pontos da costa da Madeira, além de contemplar também previsões para o Porto Santo e Desertas. Estes pontos foram selecionados considerando a facilidade de acesso ao mar (ex. praias, portos, marinas), entre outros locais de interesse.

Os dados disponibilizados nesta aplicação são o resultado da implementação do modelo de previsão acoplado COAWST (Coupled Ocean Atmospheric Wave Sediment Transport) pelo Observatório Oceânico da Madeira (OOM) para o Arquipélago da Madeira. Este modelo utiliza uma combinação de previsões atmosféricas e oceânicas (correntes e ondas), para tentar prever com maior exatidão todas as variáveis à escala local. Os resultados deste modelo são validados quinzenalmente (http://bit.ly/OOM-ModelValidation), numa estreita cooperação com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A aplicação MadeiraOcean junta-se à anterior aplicação desenvolvida pelo OOM (MadeiraWeather) que disponibiliza previsões meteorológicas para cada freguesia. O MadeiraOcean foi desenvolvido a pensar na distribuição da informação de forma simples (sem comprometer o rigor científico), para os utilizadores do mar: profissionais, turistas e população em geral. Nesta fase só está disponível para instalação em dispositivos "Android" (Google Play), mas já está a ser desenvolvida uma versão para dispositivos iOS. A instalação da aplicação pode ser feita AQUI

Subscreva a newsletter

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Links úteis

Pesquisa

Copyright © 2021 ARDITI