Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 45

ARDITI: Newsletter nº 45

Newsletter

Janeiro, 2022

Publicações


Impact of Flash Flood Events on the Coastal Waters Around Madeira Island: The “Land Mass Effect, publicado na revista Frontiers in Marine Science | Coastal Ocean Processes com co-autoria de Alexandra Rosa, Cláudio Cardoso, Rui Vieira, Ricardo Faria e Rui Caldeira.


Planktonic Ctenophora of the Madeira Archipelago (Northeastern Atlantic), publicado na revista Zootaxa com co-autoria de Sonia Gueroun, Susanne Schäfer, Soledad Alvarez, Francesca Gizzi, João Monteiro, João Canning-Clode e Carlos Andrade.


Polyp loss and mass occurrence of sea urchins on bamboo corals in the deep sea: an indirect effect of fishing impact?, publicado na revista Ecology, com co-autoria de Andreia Braga-Henriques.


First Assessment of the Impacts of the COVID-19 Pandemic on Global Marine Recreational Fisheries, publicado na revista Frontiers in Marine Science, com co-autoria de Mafalda Freitas e Filipe Henriques.


Portugal leads with Europe's largest marine reserve, artigo de opinião publicado na revista Nature, com co-autoria de Filipe Alves, João Monteiro, João Canning-Clode.


Length-weight relationships for eight Chondrichthyes from the north-eastern Atlantic Ocean, publicado na revista The Egyptian Journal of Aquatic Research com co-autoria de Mafalda Freitas, Manuel Biscoito, Manfred Kaufmann e Ricardo Sousa.


Determination of phthalic acid esters and di(2-ethylhexyl) adipate in fish and squid using the ammonium formate version of the QuEChERS method combined with gas chromatography mass spectrometry, publicado na revista Food Chemistry, com co-autoria da aluna de doutoramento Annalisa Sambolino, Ana Dinis e João Canning-Clode.


A sea of possibilities for marine megafauna, artigo de opinião publicado na revista Science, cujo primeiro autor é Filipe Alves.


Population Density, Reproduction Cycle and Nutritional Value of Sphaerechinus granularis (Echinodermata: Echinoidea) in an Oceanic Insular Ecosystem, publicado na revista científica Frontiers in Marine Science, com co-autoria de Sílvia Lourenço, Ricardo José, Pedro Neves, Carlos Andrade e Cláudia Ribeiro.


Designing with teenagers: A teenage perspective on enhancing mobile museum experiences, publicado na revista Child-Computer Interaction, da autoria de Vanessa Cesário, Valentina Nisi.

Trabalhos de campo


Numa das saídas de mar realizadas em janeiro nas águas da costa Norte da ilha da Madeira, a equipa do Whale Tales Project pode observar uma família de baleias de bico de Blainville. Mais detalhes acerca do projeto.


Entre 9 de dezembro de 2021 e 13 de janeiro de 2022, Alexandra Rosa, Cláudio Cardoso e Jesus Reis participaram numa campanha oceanográfica a bordo do Navio de Investigação Sonne, do GEOMAR/University Kiel (Alemanha).

Leia mais...


A aplicação desenvolvida pelos investigadores do projeto INTERTAGUA está em fase de testes em mar aberto, na Madeira, com o objetivo de recolher dados. Saiba mais acerca deste projeto.

Ações COM Escolas


Sara Pereira, aluna de doutoramento, esteve a 10 de janeiro na Escola Básica dos Louros a realizar uma ação de sensibilização sobre lixo marinho, para os alunos do 8º1. Nos dias 18, 21 e 28 de janeiro, esteve também na  Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva onde realizou atividades sobre a mesma temática com alunos do 10º ano. Estas ações fazem parte do seu trabalho de doutoramento, cuja tese intitula-se “Sensibilizar e responsabilizar a população pela problemática do lixo marinho na ilha da Madeira: um estudo de caso”. Inserem-se também no conjunto de ações de sensibilização dos projetos ALIMAR - Ação Lixo Marinho e OceanLit.


Sob a orientação de Sara Pereira e colaboração de Carlos Lucas, uma turma de alunos do 5º ano da Escola Básica dos Louros deslocou-se à Praia Formosa para uma ação de limpeza. Este tipo de iniciativas servem para sensibilizar e consciencializar os envolvidos para o problema do lixo marinho. Realizado no âmbito dos projetos Alimar Ação Lixo Marinho e Oceanlit Project.‍


A 19 de janeiro, a investigadora Ana Dinis esteve no Liceu Jaime Moniz a falar sobre o projeto Whale Tales para uma turma do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6, explicando que informações se pode obter sobre o meio marinho através das baleias.

Foi para uma audiência de 40 formandos dos cursos EFA da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco que, no dia 24 de janeiro, o investigador Rodrigo Silva apresentou o tema "Como estudar as comunidades e habitats marinhos na Madeira?".

Lá Fora


Dois artigos científicos acerca do projeto MEMEX foram apresentados em dezembro de 2021 por investigadores do Interactive Technologies Institute - ITIO primeiro foi apresentado na conferência EAI ArtsIT 2021 entre 2 e 3 de dezembro intitulado Promoting Social Inclusion Around Cultural Heritage Through Collaborative Digital Storytelling por Vanessa Cesário, Albert Acedo, Nuno Nunes, Valentina Nisi. O segundo People-Place Interactions: From Pictures and Stories to Places and Sense of Place foi escrito pelos mesmos autores e apresentado na conferência IASDR 2021 entre 5 e 9 de dezembro. Durante o mês de dezembro, Vanessa Cesário conduziu várias sessões usando diferentes métodos participatórios em Lisboa no âmbito do projeto MEMEX, que incluiu um misto de migrantes e parceiros como participantes. 

Nos Media


João Canning-Clode escreveu uma coluna para O Jornal Económico Madeira, a qual foi publicada a 14 de janeiro. Leia aqui.


Vídeo do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM que mostra imagens dos projetos Observatório Oceânico da Madeira e Centro de Química da Madeira, ambos geridos pela ARDITI, financiados através do Programa Operacional Madeira 14-20. Veja aqui.


Foi noticiado no telejornal da RTP Madeira, a 29 de janeiro, a campanha oceanográfica CONNECT, realizada nas águas do Atlântico, a bordo do navio Sonne, na qual os investigadores da ARDITI participaram. Veja a reportagem.


Na sequência dos artigos de opinião de Filipe Alves publicados nas revistas Nature (Portugal leads with Europe's largest marine reserve) e Science (A sea of possibilities for marine megafauna), o investigador foi entrevistado por alguns meios de comunicação social, incluindo a revista Wilder, o Diário de Notícias da Madeira e a RTP Madeira.


O MOOC “Lixo marinho: Consciencializar para atuar”, que faz parte da oferta pedagógica da AULAbERTA da Universidade Aberta de Portugal, em parceria com o Observatório Oceânico da Madeira, MARE-Madeira e CENSE - Center for Environmental and Sustainability Research, FCT/Universidade NOVA de Lisboa, foi notícia no Diário de Notícias da Madeira a 24 de janeiro. Este curso online decorre de 14 a 21 de março. Mais informação aqui.

VISITAS


O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, esteve a 18 de janeiro nas instalações da ARDITI, onde se inteirou do andamento do projeto “Sentinela Atlântica”. A visita serviu para o presidente da ARDITI, Rui Caldeira, explicar em que fase de produção estão os sistemas aéreos não tripulados e dar a conhecer ao novo Comandante Operacional da Madeira este projeto feito na Região por investigadores madeirenses. Mais detalhes.


No dia 25 de janeiro, recebemos um grupo de 5 alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, que visitou o Laboratório de Prototipagem, no piso -2 da ARDITI.

EVENTOS


A 31 de janeiro teve lugar a 4ª sessão do webinar “Técnicas de produção de invertebrados”, promovido pelo Projeto AquaInvert, com o tema “Técnicas de Crescimento e Especificidades”. O projeto AquaInvert assenta na cooperação e no desenvolvimento conjunto de capacidades técnico-científicas através da colaboração entre Canárias, Açores e Madeira, sobre o tema da Aquacultura sustentável de invertebrados marinhos. Sobre o projeto.


A V Conferência Regional MaRaM, organizada pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, decorreu a 26 janeiro e contou com a comunicação do Presidente da ARDITI, Rui Caldeira, intitulada: "Sistemas Meteo-Oceanográficos Aplicados à Monitorização e Poluição Costeira". Esta conferência foi organizada no âmbito da Estratégia MaRaM – Poluição Zero no Mar da RAM pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

OUTROS


No âmbito do projeto Whale Tales, um golfinho da espécie Steno bredanensis foi marcado ao largo da Madeira e há mais de 6 meses que transmite a sua posição. Através do registo da sua localização, constatou-se que já foi até aos Açores, passou a Oeste das Canárias dirigindo-se para a costa Africana, num total de 4000 km. Para seguir a localização deste e de outros cetáceos marcados pela equipa do MARE-Madeira, aceda ao link.


A pós-doutorada Sonia Gueroun é editora convidada da mais recente edição especial da revista Diversity intitulada "Gelatinous Zooplankton Diversity and Distribution in a Changing Ocean". Esta edição faz parte da secção "Biodiversity Loss & Dynamics". Está aberta a submissão de manuscritos para esta edição cujo prazo é 15 de setembro de 2022. O objetivo desta edição especial é de primeiramente enriquecer o nosso conhecimento sobre os padrões de distribuição espacial e/ou temporal da diversidade e abundância dos organismos gelatinosos, em segundo lugar a ecologia trófica do zooplâncton gelatinoso em cadeias alimentares marinhas e avaliações de risco relacionadas a espécies perigosas e, por último, o impacto das mudanças ambientais no zooplâncton gelatinoso. Mais informações acerca desta edição.‍‍


A pedido da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme ofício nº 11436 de 17/12/2021, vimos informar que a espécie Cortaderia selloana, vulgarmente conhecida por erva-das-pampas, penachos ou plumas, é uma espécie exótica invasora cuja propagação está descontrolada. Solicita-se a quem possua esta espécie nos seus jardins públicos ou privados, que a elimine.

RECRUTAMENTO


‍Concurso para atribuição de bolsa de investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Ciências da Computação, para o projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho com o objetivo de desenvolver uma aplicação móvel para cidadãos e turistas do Porto Santo. Data limite de candidatura: 22 de fevereiro de 2022. Anúncio.

Concurso para atribuição de 3 Bolsas de Iniciação à Investigação (BII) para alunos de Licenciatura na área de Sistemas de Informação, para o projeto GesFoGO – Rede integral de prevenção e gestão de incêndios florestais através de unidades móveis com georreferenciamento. Data limite de candidatura: 23 de fevereiro de 2022. Anúncio.


Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Sistemas de Informação, para o projeto CollMi. Data limite de candidatura: 23 de fevereiro de 2022. Anúncio.

Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Interacção Homem-Computador, para o projeto INTERWHALE. Data limite de candidatura: 24 de fevereiro de 2022. Anúncio.


Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação para Doutorado na área de Ciências Marinhas, para o projeto CleanAtlantic. Data limite de candidatura: 28 de fevereiro de 2022. Anúncio.

Concurso para atribuição de bolsa de investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Ciências da Computação, Interação Homem-Computador para o projeto de investigação BRANT. Data limite de candidatura: 14 de março de 2022. Anúncio.


Concurso para atribuição de bolsa de investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Ciências da Computação, Engenharia Informática, Eletrónica, Telecomunicações, Sistemas de Informação para o projeto de investigação MACBIOIDI2. Data limite de candidatura: 16 de março de 2022. Anúncio.

A CMU Portugal tem 12 bolsas de doutoramento disponíveis para estudo em universidades Portuguesas e um ano de investigação na Universidade de Carnegie Mellon. O período de candidaturas decorrerá de 15 de fevereiro a 31 de março. A 23 de fevereiro haverá uma sessão de esclarecimentos às 14h. Mais informações.

BREVEMENTE...


O workshop "Aplicação de ferramentas nutricionais digitais para optimização da alimentação em aquacultura" decorrerá a 25 de fevereiro de 2022, entre as 10h e as 12h, na sala Ursa Menor 2, no piso -1 do Madeira Tecnopolo, no Caminho da Penteada. Serão apresentadas as ferramentas nutricionais da SPAROS para optimização da alimentação de peixes, ilustrando a sua aplicação para a dourada. Este destina-se principalmente aos piscicultores e investigadores da RAM e inclui uma parte prática onde os participantes poderão usar o Feednetics com um conjunto de dados pré-definidos. As inscrições encontram-se abertas através do preenchimento do formulário.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.