Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº28

ARDITI: Newsletter nº28

Newsletter agosto, 2020

publicações


Foi publicado um artigo de opinião assinado por autores do MARE, polo da Madeira (João Canning-Clode, João Monteiro e Sílvia Almeida), e da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (Pedro Sepúlveda), que sublinha a preocupação com o uso de máscaras descartáveis em massa e outros equipamentos de proteção pessoal, sem uma estratégia concertada para a sua reciclagem, o que resultará num aumento de lixo nos ecossistemas marinhos. O artigo intitula-se Will COVID-19 Containment and Treatment Measures Drive Shifts in Marine Litter Pollution?, foi publicado na revista Frontiers in Marine Sciences e está disponível AQUI.


Ricardo Rocha (CIBIO InBIO) foi autor, juntamente com outros investigadores, do artigo de opinião "Bat conservation and zoonotic disease risk: a research agenda to prevent misguided persecution in the aftermath of COVID‐19", publicado na revista Animal Conservation, onde é abordada a preocupação com a conservação dos morcegos numa altura em que têm sido relacioandos à COVID-19 e onde realçam algumas linhas de estudo dos morcegos e das zoonoses asasociadas que consideram ser prioritárias.

O artigo está disponível AQUI.


Os membros do OOM Rosa Pires (IFCN) e Luís Freitas (MBM), publicaram o artigo Mitogenomics of the endangered Mediterranean monk seal (Monachus monachus) reveals dramatic loss of diversity and supports historical gene-flow between Atlantic and eastern Mediterranean populations, na revista Zoological Journal of the Linnean Society. O artigo analisa a história evolutiva da foca-monge (Monachus monachus) e a perda de diversidade genética como fator de risco para a sobrevivência desta espécie.

O artigo está disponível AQUI

EVENTOS & CONFERÊNCIAS  


A ação da Ciência Viva no Verão em Rede 2020 Conhecer as poças de maré do Porto Santo, decorreu no Porto dos Frades (Porto Santo), no dia 13 de agosto e foi orientada por Emanuel Almada. Esta ação permitiu aos participantes observarem in situ diversas espécies características das poças de maré. 

Registo fotográfico AQUI .

‍A ação Morcegos e outros animais noturnos também foi também dinamizada no âmbito da Ciência Viva no Verão em Rede e decorreu no Cristo Rei, Garajau, nos dias 28 e 29 de agosto, tendo sido também uma forma de assinalar a Noite Internacional dos Morcegos. A atividade foi orientada por Ricardo Rocha e teve como objetivo principal desconstruir a ideia que animais como os morcegos e as osgas são perigosos. Os participantes tiveram oportunidade de conhecer algumas peculiaridades da biologia e ecologia de morcegos, osgas e corujas e técnicas de deteção e amostragem de morcegos.

Registo fotográfico AQUI.


Valentina Nisi e Catia Prandi vão ser moderadoras na ICIDS 2020 - International Conference on Interactive Digital Storytelling. Vários investigadores do ITI/LARSyS vão também participar nesta conferência onde vão apresentar os seus trabalhos de investigação nesta área. A conferência decorrerá online entre 3 e 6 de novembro.

Mais informação AQUI.

 


Nuno Nunes será um dos keynote speakers na EAI GOODTECHS 2020 - 6th EAI International Conference on Smart Objects and Technologies for Social Good  que decorrerá online, entre os dias 10 e 14 de setembroonde falará sobre o tópico Eco-centric Interaction for the Re-balance of the Relations Between Humans and Nature.


O OOM  dinamizou, entre os dias 24 e 28 de agosto, o passatempo Mar de Desafios. O passatempo consistiu em 5 perguntas, uma por dia, publciadas no instagram, sobre temas ligados ao mar. Foram premiados 6 vencedores.

Nos média


A ação da Ciência Viva no Verão ROVs e Outras Tecnologias Marinhas, esteve em destaque no telejornal da RTP Madeira no dia 02 de agosto.

Pode ver a notícia AQUI


RTP Madeira emitiu um programa sobre a reserva da BIOSFERA Porto Santo,  no dia 17 de agosto, que contou com o contributo dos investigadores Cláudia RibeiroPedro Neves e Rosa Pires.

Pode assistir ao programa AQUI.