Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 22

ARDITI: Newsletter nº 22
mail
Newsletter 09 fevereiro 2024
Olá, ,

apresentamos-lhe a nossa newsletter do passado mês de fevereiro.

Fevereiro, 2020

Projetos 

A ARDITI está a colaborar no Projecto MEMEX (MEMories and EXperiences for inclusive digital storytelling), que apoia a inclusão de "comunidades em risco". O projeto teve início em meados de fevereiro, é financiado pela União Europeia e junta investigadores, comunidades e empresas, para promover a visibilidade e integração de comunidades vulneráveis através do uso de inteligência artificial e realidade aumentada. O ITI - Instituto de Tecnologias Interativas / LARSyS é parceiro deste projeto, que é coordenado pelo IIT - Istituto Italiano di Tecnologia, em Génova.
Saiba mais AQUI.
 
O evento de lançamento do "Projeto AQUAINVERT- Desenvolvimento de uma aquacultura sustentável, integradora e inovadora na Macaronésia: Investigação e desenvolvimento para fomentar a produção de invertebrados marinhos de interesse comercial" - realizou-se na Reitoria da Universidade da Madeira (UMa).
Este projeto 
tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma aquacultura sustentável, integrada e inovadora na Macaronésia, e a investigação e desenvolvimento da produção de invertebrados marinhos de interesse comercial. 
São parceiros a ECOAQUA, da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, a ARDITI, a Fundação Gaspar Frutuoso e a Universidade dos Açores (UAC).  
 
O projeto "ROV4ALL - Construção de robôs submarinos em contexto escolar" já tem site.
Saiba mais sobre este projeto AQUI.
 

Visitas 


Chiara Manfletti, presidente da Agência Espacial Portuguesa, visitou o ITI / LARSyS (ARDITI) para discutir a colaboração com o LARSyS, na Madeira. O Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, também foi membro desta visita, liderada por Nuno Nunes (presidente do Conselho de Administração da ARDITI).
Alguns investigadores também tiveram a oportunidade de mostrar os seus trabalhos, em diferentes áreas. Relembra-se que a Madeira assegurou a sua participação na Agência Espacial Portuguesa como "região observadora", estatuto que foi aprovado na Assembleia Geral desta entidade, no passado mês de dezembro de 2019.
 

Publicações 

O catálogo de foto-identificação de baleia-piloto-tropical e golfinho-roaz na ilha da Madeira, criado por investigadores do Observatório Oceânico da Madeira (OOM), já está online e pode ser consultado AQUI.
A produção deste catálogo resultou de colaborações entre a ciência, o público e empresas de observação de cetáceos da região, e fornece informações úteis sobre a ocorrência da baleia-piloto-tropical e golfinho-roaz na sua área de ocupação.
 
A revista Marine Environmental Research publicou um artigo de vários investigadores, do MARE - MadeiraARDITI / OOMDSI / Centro de Maricultura da Calheta, sobre a taxa de mortalidade acentuada da espécie Diadema africanum (ouriço-de-espinhos-longos) em algumas zonas do arquipélago da Madeira, verificada no verão do ano 2018.
Saiba mais sobre o estudo AQUI.
 
O investigador Ricardo Sousa (OOM) defendeu em fevereiro a sua tese de doutoramento intitulada "Key Exploited Species as Surrogates for Coastal Conservation in an Oceanic Archipelago: Insights from topshells and limpets from Madeira (NE Atlantic Ocean)".
 

Projeto Educativo OOM 

O investigador Ignacio Gestoso (MARE - Madeira/ ARDITI) esteve na Escola Básica Dr. Horácio Bento de Gouveia para falar sobre o problema dos plásticos no meio marinho, com uma turma do 5º ano.
O OOM tem uma nova atividade educativa e chama-se "Os Sons do Oceano".
No passado mês, Anja Badenas e Sónia Costa estiveram na EB 2/3 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Camacha) para dar a conhecer os sons do Oceano a alunos do 4º ano.
 
Sónia Costa esteve na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, onde deu uma palestra sobre Lixo marinho para alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos.
Com o mesmo tema, a investigadora esteve também na Escola Azul Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, onde dinamizou 2 sessões para alunos do 8º ano.
 
As investigadoras Soledad Álvarez e Sónia Costa foram "À procura de microplásticos" em sedimentos, com os alunos da Escola da APEL.
 
Também no mês de fevereiro, o investigador Carlos Andrade esteve na Escola da APEL, onde falou sobre o potencial e a necessidade de cultivar no mar. Alunos do 10º ano da área das Ciências sócio-económicas tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor a cadeia de valor da aquicultura.
 
João Canning-Clode e Sónia Costa (MARE - Madeira/OOM) participaram num Ciclo de Conferências dirigido aos alunos do 10º ano do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Jaime Moniz. Os temas abordados foram "o impacto das espécies invasoras nos ecossistemas marinhos" e "a poluição marinha".

Atividades de Campo 


 
Investigadores do OOM desenvolveram uma metodologia com recurso a equipamentos de baixo custo para recolher, processar e representar dados da batimetria (topografia do fundo do oceano), junto à costa (0-100m de profundidade).
Numa primeira abordagem, os dados foram tratados em ambiente S.I.G. a uma resolução de 50m. Esta solução pode viabilizar a recolha assídua de dados batimétricos de forma a estudar/monitorizar o transporte sedimentar associado à dinâmica costeira.
Brevemente, investigadores do MARE-Madeira irão avaliar a viabilidade da recolha desta informação com recurso a veículos aéreos não tripulados (i.e. drones).

Lá Fora 


Na semana de 16 a 21 de fevereiro, o diretor do OOM, Rui Caldeira, apresentou os resultados de três trabalhos de investigação em curso, no âmbito dos projetos i) OOM; iii) CleanAtlantic e iii) ECOMARPORT.
As apresentações tiveram lugar no Ocean Sciences Meeting 2020, em San Diego, na Califórnia, EUA. Este é um dos encontros mais importantes a nível das ciências do oceano.

Eventos & Conferências

No mês de fevereiro, decorreu mais uma conferência do ciclo Quintas do MARE, desta vez no Madeira Tecnopolo. A palestra foi apresentada pelo investigador João Monteiro (OOM/MARE-Madeira), com o tema "Watching the Blue from the Sky: Enhancing coastal habitat mapping and ecology studies with UAV aerial imagery analysis".
Pode assistir à videoconferência gravada, AQUI.
 
--
www.arditi.pt | comunica@arditi.ptmessage
--