Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 21

ARDITI: Newsletter nº 21
mail
Newsletter 09 fevereiro 2024
Olá, ,

apresentamos-lhe a nossa newsletter do passado mês de janeiro

Janeiro, 2020 

Projetos

Os investigadores Valentina Nisi, Nuno Nunes e Vanessa Cesário (ITI/ARDITI) participaram nas reuniões de lançamento do projeto MEM20 (H2020) no Instituto Italiano di Tecnologia, em Génova (Itália). Este foi um evento de dois dias que incluiu uma introdução geral ao projeto, apresentações relacionadas com a sua gestão, os seus objetivos e as suas ações de implementação.
MEMEX - Memórias e experiências para contar histórias digitais inclusivas é um projeto da ARDITI, financiado pelo H2020, com um orçamento global de cerca de 4 milhões de euros.
Para saber mais, AQUI
 
O Projeto ALIMAR - Ação lixo marinho, do qual o OOM é parceiro através da ARDITI, vai ser implementado durante os próximos 2 anos em várias regiões do país, incluindo a Madeira. O projeto inclui ações de monitorização de praias com alunos, para além de iniciativas de sensibilização destinadas a grupos específicos e ao público em geral.
O projeto é financiado pelo Fundo Azul.

A reunião de arranque do projeto ROV4ALL decorreu no passado dia 23 de janeiro, no Funchal. Durante o próximo ano letivo, escolas da Madeira, Açores, Lisboa e Algarve vão construir ROVs educativos.

Publicações 

Está publicado na Ocean & Coastal Management um novo trabalho com a participação dos investigadores Paola Parretti (CIBIO/MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - Madeira) e João Canning-Clode (MARE - Madeira/OOM) sobre "as atitudes das partes interessadas em relação à gestão de espécies marinhas não indígenas nas Ilhas Atlânticas Portuguesas".
 
A revista Aquatic Conservation publicou um artigo resultado da colaboração de vários investigadores do OOM/ARDITI (Ricardo Sousa - OOM, ARDITI, DSI; Joana Vasconcelos - Secretaria Regional de Educação, MARE - Madeira; Ana Rita Pinto (DSI/OOM) e João Delgado (DSI, CIIMAR-Madeira).
Este estudo permite confirmar a importância das Áreas Marinhas Protegidas (MPAs) na conservação das populações de lapas (Patella aspera e Patella candei) no arquipélago da Madeira. Verificou-se um aumento significativo do tamanho médio, tamanho à primeira maturação e abundância dos espécimes nas MPAs. Adicionalmente observou-se que as Desertas e as Selvagens são as reservas que apresentam as populações de lapas mais bem preservadas.
 
Manfred kaufmann (Estação de Biologia Marinha do Funchal/ CIIMAR-Madeira) e Filipe Henriques (MARE - Madeira/ OOM), juntamente com outros investigadores, publicaram também um artigo na Journal Phycology sobre a macroalga Lobophora e a sua importância nos arquipélagos do Atlântico Nordeste (Macaronésia), e a descrição de duas novas espécies.
 

Investigações 

Decorreu, no passado dia 6 de janeiro, no Núcleo Regional Madeira - Liga Portuguesa Contra o Cancro, a cerimónia de atribuição da 6ª Edição da "Bolsa Rubina Barros" à investigadora do Centro de Química da Madeira (CQM), Ana Nilsa Freitas, com o projecto "Desenvolvimento de Nanopartículas baseadas em dendrímeros para imagiologia por tomografia computorizada de células cancerígenas". O objetivo deste projecto é desenvolver novas nanopartículas que possibilitem uma detecção mais precoce de tumores.
 

Atividades 

O CQM, no âmbito do seu projeto "Bridging the Gap® (BtG®) – Edição Aldeias" esteve na Escola EB1/PE da Calheta para uma atividade de disseminação de ciência a 45 alunos do 3.º e 4.º ano.
Durante a tarde, as crianças tiveram a oportunidade de executar diversas atividades experimentais, assistir e participar em pequenas palestras da área da Química e Bioquímica. Este novo formato da atividade, que foi ensaiado pela primeira vez na EBSPS tem por objetivo atingir o maior número possível de estabelecimentos de ensino dos concelhos mais periféricos da região, complementando as diferentes atividades em curso no projeto BtG® iniciado pelo CQM em 2015. Para saber mais sobre o projeto, AQUI.

Projeto Educativo OOM 

"Mergulhando com o cachalote", uma atividade no âmbito do projeto Whale Tales, realizada por intermédio do OOM.
Anja Badenas (MARE - Madeira) foi a investigadora marinha que orientou a atividade.

Comunicação Social 

Nuno Nunes foi convidado programa de rádio da Antena 1 - 90 Segundos de Ciência (Ep. 778) de 29 de janeiro. "Investigação de testes experimentais para criar experiências imersivas de observação de baleias" foi o tema escolhido e pode ser ouvido AQUI
 
Ricardo Rocha, investigador de pós-doutoramento do CIBIO InBIO, está a estudar os morcegos no arquipélago da Madeira com o objetivo de perceber se estes podem ser usados para o controlo de pragas agrícolas e de insetos vetores da Dengue. Para ouvir AQUI.

Eventos & Conferências 

No dia 21 de janeiro, também a Universidade da Madeira recebeu várias entidades que participaram, participam e/ou desenvolvem propostas no âmbito deste quadro de financiamento europeu, com o objetivo de sensibilizar investigadores, gestores de projeto, gestores de empresas e organizações regionais, na área da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i) a tomarem a mesma iniciativa, num evento promovido também pela ARDITI, através do projeto FORWARD (Fostering Research Excellence in EU Outermost Regions).
 
Nos dias 30 e 31 de janeiro, realizo-se o XV colóquio CIE-UMa (Universidade da Madeira) sobre Literacia Científica. O OOM deu o seu contributo para a troca de ideias sobre a temática, através de uma comunicação de Sónia Costa, intitulada: "Atividades de promoção de literacia do Oceano - O exemplo do Observatório Oceânico da Madeira.
 
Também no dia 30, decorreu o evento "Talks for Innovation: Sustainable Design", cujo objetivo foi revelar perspectivas de um futuro resiliente e sustentável relacionadas com o sector do turismo. 
 
--
www.arditi.pt | comunica@arditi.ptmessage
--