Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia: ARDITI-ROV4ALL-2019-001

Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para licenciado/a. 

Referência: ARDITI-ROV4ALL-2019-001 

Área científica genérica: Tecnologias Área científica específica: n/d
 
Resumo do anúncio: 

No âmbito do projeto ROV4all - Construção de robôs submarinos em contexto escolar - FA_06_2017_047, financiado pelo Fundo Azul, pretende-se atribuir uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para candidatos/as com Licenciatura na área das Ciências Exatas e da Engenharia. As funções a desempenhar consistem no desenvolvimento/adaptação de um kit para a construção de ROVs (Remotely Operated Vehicles) com fins educativos, bem como produzir diversos tipos de material de apoio ao projeto.

Texto do anúncio

O projeto ROV4all - Construção de robôs submarinos em contexto escolar - FA_06_2017_047, financiado pelo Fundo Azul, pretende contribuir para o aumento da literacia do oceano, em particular do público escolar, recorrendo à temática da robótica submarina com especial ênfase nos veículos operados remotamente (ROVs, do inglês Remotely Operated Vehicles). No âmbito deste projeto, pretende-se atribuir uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Licenciados/as na área das Ciências Exatas e da Engenharia.

As funções a desempenhar pelo bolseiro, na área da gestão e comunicação de ciência e tecnologia, consistem em: criar/adaptar um kit para a construção de ROVs (Remotely Operated Vehicles) com fins educativos (escolha e aquisição dos componentes necessários à construção dos ROVs tais como motores, sensores, etc.); montar um protótipo e preparar os kits finais a fornecer às escolas; produzir diversos tipos de material de apoio ao projeto; organizar eventos relacionados com o projeto (ex. encontros educativos, formação de professores, workshops/palestras para alunos e tutoria às escolas durante a fase de implementação do projeto).
 
Pretende-se que o bolseiro/a tenha a capacidade de trabalhar em equipa com investigadores de diversas áreas, desenvolver conteúdos e materiais de apoio diversificados e documentar todo o trabalho realizado com fotos, esquemas e texto claro e simples (em Português). A preparação e atualização de um website simples para o projeto está também entre as atividades a desenvolver.
 
Requisitos de admissão
Os destinatários da bolsa devem, à data de início da Bolsa, ter Licenciatura na área das Ciências Exatas e Engenharia.
 
São fatores preferenciais de seleção 
  • Fluência oral e escrita em Língua Portuguesa;
  • Experiência em ações de divulgação, comunicação e educação;
  • Conhecimentos de Arduino;
  • Experiência de trabalho com componentes eletrónicos (sensores, motores, atuadores, etc);
  • Conhecimentos de criação de websites com recurso às linguagens para a web;
  • Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares;
  • Disponibilidade imediata.
Legislação e regulamentação aplicável
A bolsa é atribuída ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (https://www.arditi.pt/index.php/biblioteca-on-line/outros-documentos/category/19-bolsas-de-investigacao?download=99:regulamento-de-bolsas-de-investigac-o-da-arditi).
 
Orientação científica e local de trabalho
O trabalho será coordenado pela Doutora Sónia Costa e executado maioritariamente nas instalações do Observatório Oceânico da Madeira, Edifício Madeira Tecnopolo (Funchal).
 
Duração da bolsa
A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável até ao final do projeto, com data prevista de início 1 de Janeiro de 2020.
 
Subsídio de manutenção mensal
A remuneração mensal da bolsa corresponde a 752,38€ (setecentos e cinquenta e dois euros e trinta e oito cêntimos), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela ARDITI (https://www.arditi.pt/index.php/biblioteca-on-line/outros-documentos/category/19-bolsas-de-investigacao?download=99:regulamento-de-bolsas-de-investigac-o-da-arditi).
 
Métodos de seleção
Serão aplicados os seguintes critérios de avaliação:
  1. Avaliação do currículo (pontuação máxima de 10 valores)
  2. Carta de motivação (pontuação máxima de 5 valores)
Os 3 candidatos com melhor classificação nos critérios 1 e 2, serão convocados para entrevista, com a antecedência mínima de 48 horas, que poderá ser feita à distância via Skype ou por outro meio eletrónico apropriado, caso o candidato não se encontre na Região Autónoma da Madeira.
 
     3. Entrevista (pontuação máxima de 5 valores)

O júri reserva-se ao direito de não atribuir a bolsa no caso de nenhum dos candidatos corresponder ao perfil pretendido.
 
Composição do Júri de Seleção
Doutor Rui Caldeira
Doutora Sónia Costa
Eng. Alberto Grilo
 
Documentos de candidatura
  • Carta de motivação, evidenciando a adequação do candidato para as funções a desempenhar.
  • Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respetivo tipo de bolsa, nomeadamente os certificados de habilitações do grau académico exigido.
  • Curriculum vitae.
Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico aos candidatos.
 
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
As candidaturas deverão ser apresentadas em formato digital para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até às 17h (hora de Portugal) do dia 28 de novembro de 2019. No assunto do email deve constar a referência: ARDITI-ROV4ALL-2019-001.
 
Número de vagas: 1 
Tipo de contrato: Informação não disponível 
País: Portugal 
Localidade: Funchal 
Instituição de acolhimento: ARDITI / OOM 
 
Data limite de candidatura: 28 November 2019 
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

 

Cores FEDER