ARDITI organizou workshop sobre Inovação em Ecofestivais

ligado .

Workshop IOI dez19Realizou-se, no dia 18 de dezembro de 2019, o workshop “Festival Driven Innovation”, integrado no projeto Islands of Innovation e organizado pela ARDITI.

O workshop teve a participação de duas organizações holandesas que são exemplos de boas práticas no projeto, a LAB VLIELAND e a fundação INNOFEST. O seminário contou ainda com a presença de representantes de entidades regionais que organizam festivais na Madeira, assim como os stakeholders do projeto. 

 

O objetivo do workshop foi proporcionar aos participantes um momento de partilha de boas práticas relacionadas com a sustentabilidade em festivais, e de conversa em torno do potencial destas iniciativas como laboratório de teste de ideias e produtos inovadores sustentáveis. Na base do workshop estiveram termos como repensar, recusar, reduzir, reciclar, economia circular, sustentabilidade, desperdício zero e inovação.

Partindo de exemplos de festivais holandeses, foram exploradas as possibilidades e os desafios da implementação de estratégias similares na Madeira. Os festivais, que representam mini-sociedades, quando utilizados como laboratórios de teste de soluções inovadoras de sustentabilidade ambiental, têm um grande potencial que gera benefícios, quer para os festivais em si, quer para os empreendedores que testam os seus produtos nestes eventos.