No âmbito do evento "Impossible Things Workshop” do projeto TWILIGHTED, organizado pelo MARE-Madeira, haverá amanhã, 21 de março às 11h uma palestra sobre cabos submarinos.
Portugal é um dos primeiros a adoptar esta tecnologia, com planos para instalar um sistema de cabos SMART ligando Lisboa, Açores e Madeira em 2026.
Resumo:
O oceano é essencial para compreender as alterações climáticas, a subida do nível do mar, o aquecimento dos oceanos, tsunamis e sismos. Como o oceano é difícil e dispendioso de monitorizar, faltam dados fundamentais para modelar, compreender e abordar adequadamente estes processos. Nas últimas décadas, os sistemas de cabos submarinos dedicados foram apoiando a ciência e o alerta precoce. Agora, estão a evoluir para incluir um componente comercial.
A iniciativa "Science Monitoring And Reliable Telecommunications" (SMART) está a trabalhar para integrar sensores em cabos de telecomunicações. Estes sensores compartilharão o infraestruturas de energia e comunicações de milhões de quilómetros de cabos submarinos, permitindo a observação global do oceano e da Terra com base no fundo do mar em incrementos modestos custos. A Força-Tarefa Conjunta da ONU (JTF) está a facilitar a adoção e a implementação desta.
Os sensores iniciais incluem a temperatura, a pressão e o movimento sísmico. Estes sensores irão fornecer dados para melhorar o conteúdo e a circulação de calor do oceano e a subida do nível do mar estimativas, redes globais de alerta de tsunamis e sismos e dados geofísicos compreensão da terra. Estes sensores e futuras extensões podem ajudar a proteger o proteção contra riscos naturais e antropogénicos.
Revemos um pouco da história e, em seguida, descrevemos a iniciativa SMART e fornecemos mais detalhe sobre dois sistemas: Tamtam ligando Vanuatu e New Caledonia, e Atlantic CAM que liga Lisboa (Continente), Açores e Madeira numa extensão de anel de 3700 km com nós SMART ao longo do cabo, ambos a instalar em 2026. Oportunidades para desenvolvimentos futuros (também conhecido como SMART+) para melhorar tanto a observação do oceano como será abordada a proteção do cabo.