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ARDITI: newsletter fevereiro 2024

ARDITI: newsletter fevereiro 2024

fevereiro, 2024

PUBLICAÇÕES



Editorial: True limpets as living resources - biology, ecology, exploitation and sustainability, com co-autoria de Diego Castejón e Carlos Andrade, artigo publicado na revista Frontiers in Marine Science.


Fine-scale spatial and temporal trends in Red Sea coral reef research, com co-autoria de Ashlie McIvor, artigo publicado na revista Regional Studies in Marine Science.


Development and application of a second-generation multilingual tool for invasion risk screening of non-native terrestrial plants, com co-autoria de João Gama Monteiro, artigo publicado na revista Science of the Total Environment.


Seismic Survey Risk Assessment on Common Dolphins in the South-western Coast of Portugal, com co-autoria de Marc Fernández, artigo publicado na revista The Effects of Noise on Aquatic Life.


One hundred priority questions for advancing seagrass conservation in Europe, com co-autoria de Francesca Gizzi, João Canning-Clode, João Monteiro, Susanne Schäfer, artigo publicado na revista Plants, People, Planet.



Editorial: New plastic pollution types and novel sources of microplastic pollution in marine systems, com co-autoria de Ignacio Gestoso, artigo publicado na revista Frontiers in Marine Science.


Searching for the critically endangered European eel in oceanic islands: A pioneer study in the freshwater systems of Madeira, Macaronesia, com co-autoria de Inês ÓrfãoSoledad ÁlvarezPatrício Ramalhosa, Sílvia AlmeidaPaola ParrettiRúben FreitasMarko Radeta e João Canning-Clode, artigo publicado na revista Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems.

serviço educativo


A investigadora Sara Bettencourt dinamizou a atividade "Lixo marinho: um problema global que começa com uma ação local" para quatro turmas da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar - Polo Fajã da Ovelha, no dia 1 de fevereiro. Os alunos tiveram oportunidade de descobrir mais sobre a temática através de pequenas atividades e da visualização de objetos de lixo marinho frequentemente encontrados nas praias da região. Para conhecerem as consequências do lixo marinho nas diferentes espécies os jovens mimetizaram o impacte que o lixo tem em diferentes animais, tornando a sessão mais interativa e impactante.


Realizaram-se no dia 2 de fevereiro, na Escola do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, as atividades práticas “Não é magia, é Física” e “Não é magia, é Química” dirigidas a duas turmas do 3.º ano. Com a supervisão da dinamizadora da ação, a professora Teresa Lopes do Serviço Educativo da ARDITI, os alunos participaram em várias atividades experimentais relacionadas com conteúdos de Física e Química. O conjunto de atividades práticas teve como finalidade a promoção do contacto com as ciências experimentais no 1.º ciclo, sendo esta uma área que suscita sempre grande motivação e fascínio nos mais novos.


Decorreu, no dia 5 de fevereiro, a atividade "Mergulhando com o cachalote". A investigadora Annalisa Sambolino dinamizou para turmas do 8.º ano a referida palestra, tendo apresentado algumas particularidades desta espécie, nomeadamente que o cachalote é o maior dos cetáceos com dentes e que a sua cabeça ocupa aproximadamente um terço do seu corpo. Os alunos da Escola Básica Bartolomeu Perestrelo com Pré-Escolar descobriram ainda que este mamífero marinho é atualmente uma espécie considerada vulnerável.


"Ribeiras, um importante ecossistema" foi o tema da palestra dinamizada pela investigadora Inês Órfão na Escola Secundária Jaime Moniz, no dia 5 fevereiro. O público-alvo foram três turmas do 10.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias, que se mostraram muito recetivas a descobrir mais sobre os ecossistemas de água doce, a sua importância, os riscos que enfrentam e o que pode ser feito em prol da sua conservação.


Realizou-se no dia 6 de fevereiro, na Escola Secundária Jaime Moniz, a atividade teórico-prática "Infografia: a representação de dados e informações". A sessão foi dirigida a alunos do Curso Técnico de Gestão de Ambiente do 12.º ano e foi dinamizada pelo professor João Baptista do Serviço Educativo da ARDITI. Com recurso a software gratuito, os alunos ficaram a conhecer meios e técnicas digitais de criação de infografias, como meio facilitador da comunicação de conteúdo, com o objetivo de tornar a informação mais apelativa e acessível a vários públicos. Ao longo da atividade, os participantes realizaram exercícios práticos de criação de infográficos, partindo dos elementos básicos que o compõem, nomeadamente textos, imagens e trabalho gráfico, e através da exploração de ferramentas digitais, com o intuito de obter produtos para divulgação em diversos contextos.


A atividade teórico-prática "Biotecnologia: microalgas e outros pequenos organismos aquáticos" foi dinamizada pelo investigador Ricardo José na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. A atividade desenrolou-se ao longo de três semanas e permitiu aos alunos de 8.º ano testar diferentes condições experimentais no crescimento de microalgas e rotíferos e no comportamento de artémias em contexto de sala de aula. Fotossíntese, cadeias tróficas e crescimento populacional foram alguns dos conceitos explorados nas sessões, indo de encontro ao currículo dos alunos.


Realizou-se no dia 7 de janeiro, na Escola Secundária de Francisco Franco, a atividade "AVATAR: Expressão digital da personalidade" para alunos do 10.º ano do Curso Profissional de Multimédia, dinamizada por João Baptista. O intuito da sessão teórico-prática foi fomentar o conhecimento sobre tecnologia digital através da realização de exercícios práticos de construção de um avatar com uma ferramenta digital open source que representasse características físicas, auto-retratadas numa imagem de rosto. Ao longo da sessão, os alunos tiveram oportunidade de refletir sobre a importância da representação virtual do visual, do comportamento e da atitude dos internautas no mundo digital, bem como da necessidade de desenvolver competências tecnológicas que lhes permitam a imersão no mundo virtual.


O investigador Rúben Freitas explorou a temática da Inteligência Artificial na Escola Secundária de Francisco Franco, no dia 15 de fevereiro. Foram dinamizadas duas sessões que tiveram como público-alvo alunos de sete turmas de diferentes anos de escolaridade. Na palestra, os alunos debateram o que é a inteligência artificial, como funciona e quais as suas várias aplicabilidades, compreendendo um pouco melhor as novas tecnologias e o papel que podem ter na sociedade.


Três turmas do 1.º ano da EB1/PE com Creche Professor Eleutério de Aguiar participaram na atividade "Lixo marinho: um problema global que começa com uma ação local". A sessão, dinamizada por Sara Bettencourt no dia 16 de fevereiro, permitiu aos alunos compreender o que é o lixo marinho, como é que este chega ao oceano e praias e quais são algumas das consequências que tem a nível ambiental. As crianças descobriram ainda pequenas ações e gestos que podem adotar para minimizar esta problemática, mostrando-se recetivas à sua implementação.


Trinta e dois alunos do curso de Educação e Formação de Adultos, da Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, participaram na atividade teórico-prática “Microplásticos: tecnologia e consumo”, no dia 19 de fevereiro, dinamizada por João Baptista. Com recurso ao código de resposta rápida, os alunos utilizaram esta tecnologia para realizar atividades com ferramentas online que promoveram o pensamento, individual e coletivo, acerca da poluição provocada pelo microplástico e a enumeração de soluções com vista a reduzir, ou até mesmo eliminar, o uso de plástico nos três grandes setores da sociedade como é o caso do vestuário, dos transportes e da alimentação.


"Ribeiras: um importante ecossistema" foi o título da palestra dinamizada pela investigadora Inês Órfão na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, no dia 19 de fevereiro. Na sessão, foram abordados os tipos de ecossistemas de água doce existentes, a sua importância, os riscos que enfrentam e o que pode ser feito em prol da sua conservação. A investigadora deu ainda especial relevo às ribeiras da Madeira e aos seres vivos que nelas habitam, nesta atividade que foi dirigida a uma turma do curso EFA - nível secundário.

EVENTOS


Os investigadores João Monteiro, Sonia Gueroun e Marisa Gouveia deslocaram-se até Vigo, em Espanha para participarem no kick-off do projeto Free-LitterAT - "Avançar rumo a comunidades costeiras do Atlântico livres de lixo, prevenindo e reduzindo o macro e o micro lixo”, entre os dias 16 e 18 de janeiro. Este é um projeto cofinanciado pelo programa europeu Interreg Atlantic Area. Este projeto de três anos, cuja liderança está a cargo do Centro Tecnológico del Mar Fundación CETMAR (Galicia, Espanha), e conta com 24 parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda.


Realizou-se nos dias 30 e 31 de janeiro a reunião de arranque do projeto "AQUAFISH0.0", liderado na Madeira pelo MARE-Madeira/ARDITI, financiado pelo programa Interreg Atlantic Area. O encontro teve lugar em Puerto de Santa María, Cádiz, reunindo 12 parceiros de quatro países: Portugal, Espanha, França e Irlanda. A ARDITI esteve representada pelo investigador Carlos Lucas e pela gestora de projetos Deise Faria. O AQUAFISH0.0 tem a duração de 3 anos e pretende melhorar a aceitação e consciência social relativa ao consumo de alimentos marinhos preparados sob a filosofia de desperdício zero. Saiba mais.


Celebrou-se, no dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, uma data que assinala o papel relevante que as mulheres têm na produção de conhecimento científico, sensibilizando simultaneamente a sociedade para a importância de combater as barreiras impostas pela desigualdade entre géneros. A ARDITI publicou, ao longo da semana, entrevistas realizadas a alguns dos seus investigadores explorando diferentes temas. Veja os vídeos nas nossas redes sociais Facebook e Instagram ou clique aqui (Facebook): vídeo 1; vídeo 2, vídeo 3; vídeo 4; vídeo 5; vídeo 6.


O consórcio do projeto GOCORE reuniu-se em Coimbra entre os dias 20 e 22 de fevereiro para a realização da segunda "Pressure Cooker" do projeto. Esta atividade consistiu na realização em paralelo das reuniões de parceiros, visitas a boas práticas locais, conversas com stakeholders locais e um Peer Review efetuado ao parceiro anfitrião, a CIM-RC - Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra. A ARDITI esteve representada por Paulo Abreu, o Gestor do Projeto, a Alexandra Mendes, Gestora Financeira do Projeto e Alberto Velez-Grilo, Vogal da Unidade de Missão para a Implementação da EREI Madeira, que desta vez teve o papel de coordenador da Peer Review. Continue a ler...


Assista ao vídeo sobre a expedição do navio de investigação RV Maria S. Merian do GEOMAR que tem como missão explorar o mar profundo na Madeira.

Media


Leia aqui a página deste mês sobre Ciência e Tecnologia da ARDITI, publicada todos os meses no Diário de Notícias da Madeira.

Leia a entrevista a Rui Caldeira, no âmbito da 15.ª edição das Jornadas FCCN, a se realizar na Madeira com a co-organização da ARDITI.

Acerca do estudo, levado a cabo por investigadores do MARE-Madeira, da enguia Europeia, uma espécie mundialmente ameaçada, foi publicado um artigo no Diário de Notícias da Madeira no dia 28 de fevereiro e outro no JM.


Uma das maiores expedições em águas profundas teve início no dia 9 de fevereiro na Madeira, a bordo do navio de investigação MARIA S. MERIAN da GEOMAR. O MARE-Madeira/ARDITI fez-se representar por Manfred Kaufmann e Sonia MK Gueroun. Leia os artigos que foram publicanos, a 7 de fevereiro, no Jornal da Madeira e Diário de Notícias da Madeira. Veja também a reportagem emitida pela RTP Madeira no dia 8 de fevereiro.

No dia 12 de fevereiro, o Diário de Notícias da Madeira noticiou as atividades do Serviço Educativo relacionadas com microalgas que tiveram lugar na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava.

RECRUTAMENTO


Bolsa de Pós-Doutoramento para doutorado na área de Ecologia Marinha, no âmbito do projeto FREE-LitterAT. Anúncio.

OUTRAS


Estudo sobre o uso de avatares em contexto de autodistanciamento em realidade virtual imersiva

Se é mulher com idade entre os 18 e 35 anos, reside em Portugal há pelo menos 3 anos e consegue deslocar-se à Universidade da Madeira/à ARDITI para uma sessão presencial, convidamo-la a participar nesta investigação. Clique aqui e será redirecionada para um questionário. No final do mesmo, encontrará um link para agendar uma sessão presencial. Agradecemos a partilha do convite com outras mulheres que possam ter interesse em participar.


Escola de Verão | Sistemas da Terra 2024

 

A Summer School do IDL de 2024 abriu as inscrições: "Earth Systems Summer School 2024. Land-Atmosphere-ocean interactions in a changing planet: a hands-on approach to earth observations and modelling.” Esta escola de Verão, dirigida a alunos de doutoramento e pós-docs das áreas das Ciências da Terra, terá lugar em Aveiro, Portugal entre 14 e 19 de julho. Pré candidate-se até 1 de março.


Prémio Arquivo.pt

 

O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. Os trabalhos realizados devem ser aplicações práticas ou estudos baseados na informação acessível através do Arquivo.pt, que demonstrem a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na web. Prémios: 1.º classificado: 10.000€; 2.º classificado: 3.000€; 3.º classificado: 2.000€.

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